terça-feira, 24 de março de 2009

Inclusão Social - Anões

Todo mundo deve conhecer aquelas máquinas que vendem refrigerante, fazia muito tempo que eu não via uma delas pessoalmente. Hoje percebi que tinha uma no hall do local onde eu faço um curso. Fui lá e ví que não estava aceitando cédulas, só moedas. Eu fui botando uma por uma no buraco indicado e a máquina ia reconhecendo cada moeda e seu devido valor. Botei algumas moedas até atingir o valor necessário para comprar o refrigerante, R$ 1,50 sim, eu tava liso, e só tinha moeda de no máximo 25 centavos. Na hora eu fiquei me perguntando, como é que essa máquina reconhece qual o valor de cada moeda imbutida? Pensei alto. Meu colega que estava um pouco mais distante soltou a seguinte frase:

"Cara, isso é lógico... tem um anão aí dentro que reconhece cada moeda e joga no sistema da máquina." (depois de ver minha cara de dúvida e surpresa, ele completou) "Ora mais, tu acha que anão só ganha a vida no circo ou aparecendo no Gugu?"

Pesquisando na internet eu encontrei esse vídeo de cerca de 05 minutos feito por alguns estudantes de cinema que fala 'seriamente' sobre esse 'suposto trabalho' dos anões nas máquinas de refrigerante. Clique aqui pra assistir.

Essas máquinas são conhecidas como vending machines. Eu encontrei um texto no site Mundo Estranho que explica bem como é que elas funcionam.

Resumindo, existe um leitor ótico que reconhece o valor da cédula por marcas de impressão que são feitas durante a confecção da nota. E as moedas são analisadas por outro leitor que reconhece diametro, relevo e espessura, além de passarem por uma balança super sensível que confere o peso. Uma curiosidade é que não existe troco em cédulas, sempre é em moeda, não me pergunte o por que.

Para quem quiser ler o texto completo, clique aqui.

PS: O blog não apóia nem influencia o preconceito aos anões ou à qualquer pessoa.

1 comentários:

Somente para mulheres disse...

OLá, minha filha de 4 anos perguntou se eu conhecia a anã que ficava entregando os cartões do estacionamento do the shopping, pois ela tava na dúvida se era realmente anã ou uma Upa-lupa da fantastica fabrica de chocolate. Tecnologias...imaginação hiperativa ...?!!?

Postar um comentário